Re: Baanda Desenata Romaneasca in Brazilia

Acasă Discuții Diverse Lumea BD – Corespondente Re: Baanda Desenata Romaneasca in Brazilia

#1532
_Maxim
Participant

In aceasta saptamana

Os passos necessários para realizar um evento como o Coxias de Caxias / Mostra Mundial de Quadrinhos trazem tropeços, mas muitas alegrias adicionais as previstas. No mundo da Nona Arte, a Romenia é algo mais conhecida pelos concursos para cartunistas e pelo protagonismo de Dodo Nita, que nao é quadrinhista, nem cartunista… Nita tinha conseguido fazer o nome da Romenia ser frequentemente visto na cena européia por seus artigos e por realizar festivais de quadrinhos que divulgam, prioritariamente, os quadrinhos de expressao franco-belga.

Uma etapa superior da difusao da nossa arte é a multiplicaçao das publicaçoes especializadas, e o reconhecimento dos artistas além-fronteiras. Nesta semana, acontece o 2e Coxias de Caxias, no sábado, a partir de 9 da manha. Nele, teremos a presença de duas publicaçoes romenas que eram as mais conhecidas, pelo menos de nome: a Carusel, onde desponta Sandu Florea, desenhista de inúmeros gibis pela Marvel e a Hardcomics, publicaçao que reúne alguns dos expoentes dos quadrinhos independentes europeus, com temática hard, ou seja, pra lá de sensual.

O ilustrador Roman Tolici já é, a nosso juízo, o ponto alto da Hardcomics 7, o número que vamos expor, que traz 31 artistas. Tolici ali comparece com uma HQ muda sobre a relaçao entre homens e mulheres. A HQ de Tolici na Hardcomics é especialmente boa como construçao narrativa. Mas, para sorte nossa, o editor da Hardcomics – o sérbio Miloš Jovanović – também dirige uma outra publicaçao alternativa, a Aooleu, de distribuiçao gratuita.

Pois foi na Aooleu que vimos estas duas páginas de Tolici que dividimos com voce, leitor: uma ‘campanha’ na qual várias personalidades doaram suas barbas e bigodes para colaborar com os ‘pobres’ presidentes de corporaçoes do mundo encantado que ruiu com as bolsas americanas.

A nossa mostra de rua acontece exatamente no mesmo mes em que Tolici está tendo direito a uma mostra ‘tradicional’ em Berlim, na Alemanha.

Na próxima semana, apresentaremos um quadrinhista de Caxias do Sul, e seu personagem medieval.

http://br.groups.yahoo.com/group/agendacaxias/message/343